Equipe

Clito Fornaciari Júnior

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da PUC na Turma de 1974. Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado e parecerista em São Paulo. Autor dos livros “Reconhecimento Jurídico do Pedido” (Ed. RT, edição esgotada), “Da reconvenção no Direito Processual Civil” (Ed. Saraiva – 2 edições esgotadas), “Reforma Processual Civil (Artigo por Artigo)” (Ed. Saraiva esgotada), “Em defesa do Advogado” e “Processo Civil: Verso e Reverso” (Ed. Juarez de Oliveira). Escreveu, ainda, em conjunto com outros autores, “Reforma do Código de Processo Civil” (Ed. Saraiva), “Recursos no Superior Tribunal de Justiça” (Ed. Saraiva), “Curso de Direito Processual Civil” (Ed. Vitória), “Jurisprudência do CPC (cinco volumes)” (Ed. RT), “Posse e Propriedade” (Ed. Saraiva), “A penhora do bem de família do fiador da locação” (Ed. RT), “Estudos de Direito Processual Civil” (Ed. RT), Direito Processual Civil (Ed. Quartier Latin), Recurso Especial e Extraordinário (Ed. Método), “Temas Essenciais de Direito Empresarial” (Ed. Saraiva), Código de Processo Civil Anotado (AASP e OAB/PR), Comentários ao Código de Processo Civil (Ed. Saraiva). Possui artigos publicados nos mais importantes jornais e revistas jurídicas brasileiras, sendo responsável pelo Caderno de Jurisprudência do jornal Tribuna do Direito. É do Conselho de Orientação da Revista de Processo, do Conselho Editorial da Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil, da Revista Autônoma de Processo, da Revista Autônoma de Direito Privado e da Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Membro do Instituto dos Advogados do Brasil, da International Bar Association, do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Professor convidado e palestrante em diversas Faculdades, Universidades, Entidades ligadas à Advocacia e Centros de Estudos. Foi Presidente em 1993 e 1994 da Associação dos Advogados de São Paulo, depois de ter sido seu diretor nos anos de 1989 a 1992. Foi do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de São Paulo (1991/1992), de sua Comissão de Ética (1986 e 1987) e Conselheiro Seccional (2013 a 2015). É sócio Remido da Associação dos Advogados de São Paulo. Foi advogado do Banco Central do Brasil, após concurso público de âmbito nacional, no qual foi aprovado em primeiro lugar. Trabalhou na elaboração de normas infraconstitucionais relativas à reforma constitucional de 1977 junto à Procuradoria Geral da República.
clito@cfjadvocacia.com.br

Fernando Hellmeister Clito Fornaciari

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da PUC, na Turma de 2001. Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo, tendo sido aprovado com a defesa da dissertação Do ônus da prova no Processo Civil Brasileiro, sob a orientação do professor José Rogério Cruz e Tucci, perante banca composta pelo professor orientador e pelos professores Antonio Carlos Marcato e João Batista Lopes. Doutor em Direito Processual pela Universidade de São Paulo em 2013, tendo sido aprovado com a defesa da tese Denunciação da lide no Direito Brasileiro, sob a orientação do Professor José Rogério Cruz e Tucci e perante banca composta pelos Professores Eduardo Arruda Alvim, João Batista Lopes, Paulo Henrique Lucon e Estêvão Mallet. Foi membro do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo de 2010 a 2012. Foi Conselheiro da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo de 2013 a 2015.
fernando@cfjadvocacia.com.br

Flávia Hellmeister Clito Fornaciari Dórea

Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 2001. Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo em 2005, tendo sido aprovada com a defesa da dissertação Dos atos jurisdicionais penais sujeitos à responsabilidade civil do Estado, sob a orientação da professora Ada Pellegrini Grinover, perante banca composta pela professora orientadora e pelos professores Rosa Maria de Andrade Nery e Antonio Scarance Fernandes. Doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo em 2010, tendo sido aprovada com a defesa da tese Representatividade Adequada nos Processos Coletivos, sob a orientação da Professora Ada Pellegrini Grinover e perante banca composta pelos Professores Carlos Alberto de Salles, Susana Henrique da Costa, José Marcelo de Menezes Vigliar e Camilo Zufelato. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Foi professora de Direitos Difusos e Coletivos na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2012 e 2013. Atualmente, é Conselheira na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), eleita para o triênio 2015/2017.

flavia@cfjadvocacia.com.br

Virgínia Passareli Queiroz Fornaciari

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista – UNIP, na Turma de 2000. Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP – COGEAE) em 2003.

virginia@cfjadvocacia.com.br

Bárbara Nascimento Martins

Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie em 2007, tendo sido aprovada com a defesa da monografia Alienação Fiduciária em Garantia, perante banca composta pelo professor orientador Fabiano Dolenc Del Masso e pelos professores Armando Luiz Rovai e Vicente Bagnoli. É especialista em Direito Processual Civil, com título obtido na PUC/SP em 2016.
barbara@cfjadvocacia.com.br

Joicy Alves de Sá

Formada em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto, na Turma de 2011, tendo sido aprovada com a defesa da monografia “Mediação Extrajudicial: análise principiológica aplicada ao Centro de Mediação e Cidadania da Universidade Federal de Ouro Preto”, perante a banca composta pelo professor orientador Christian Sahb Batista Lopes e pela professora Renata Christiana Vieira Maia. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Centro Universitário FIEO em 2013, tendo sido aprovada com a defesa da monografia “Tutela de Evidência: uma análise da aplicabilidade do instituto como instrumento de efetivação dos provimentos jurisdicionais à luz do Código de Processo Civil e do Projeto do Novo Código de Processo Civil”, sob a orientação da professora Marina Rosa Vezzoni Scurzio.

joicy@cfjadvocacia.com.br

Anna Camila Fernandes Fogaça

Formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2011, tendo sido aprovada com a defesa da monografia “A Ineficácia do Sistema Prisional Convencional Brasileiro: Causas e Alternativas”, perante banca composta pelo professor orientador Vladimir Balico e pelos professores Francisco Neves Coelho e Leonor Azevedo Alves Coelho. Atualmente, cursa Pós-Graduação em Direito Civil e Empresarial no Centro Educacional Damásio de Jesus.

annacamila@cfjadvocacia.com.br

Heloíse Corrêa de Moraes Farat

Formada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu, em 2013, tendo sido aprovada com a defesa da monografia “O Direito Sucessório entre os conviventes na União Estável”, perante a banca composta pela professora orientadora Patrícia Panisa e pelo professor Fábio Victor da Fonte Monnerat.

heloise@cfjadvocacia.com.br