Formado em Direito pela Faculdade de Direito da PUC na Turma de 1974. Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado e parecerista em São Paulo. Autor dos livros “Reconhecimento Jurídico do Pedido” (Ed. RT, edição esgotada), “Da reconvenção no Direito Processual Civil” (Ed. Saraiva – 2 edições esgotadas), “Reforma Processual Civil (Artigo por Artigo)” (Ed. Saraiva esgotada), “Em defesa do Advogado” e “Processo Civil: Verso e Reverso” (Ed. Juarez de Oliveira). Escreveu, ainda, em conjunto com outros autores, “Reforma do Código de Processo Civil” (Ed. Saraiva), “Recursos no Superior Tribunal de Justiça” (Ed. Saraiva), “Curso de Direito Processual Civil” (Ed. Vitória), “Jurisprudência do CPC (cinco volumes)” (Ed. RT), “Posse e Propriedade” (Ed. Saraiva), “A penhora do bem de família do fiador da locação” (Ed. RT), “Estudos de Direito Processual Civil” (Ed. RT), Direito Processual Civil (Ed. Quartier Latin), Recurso Especial e Extraordinário (Ed. Método), “Temas Essenciais de Direito Empresarial” (Ed. Saraiva), Código de Processo Civil Anotado (AASP e OAB/PR), Comentários ao Código de Processo Civil (Ed. Saraiva). Possui artigos publicados nos mais importantes jornais e revistas jurídicas brasileiras, sendo responsável pelo Caderno de Jurisprudência do jornal Tribuna do Direito. É do Conselho de Orientação da Revista de Processo, do Conselho Editorial da Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil, da Revista Autônoma de Processo, da Revista Autônoma de Direito Privado e da Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Membro do Instituto dos Advogados do Brasil, da International Bar Association, do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Professor convidado e palestrante em diversas Faculdades, Universidades, Entidades ligadas à Advocacia e Centros de Estudos. Foi Presidente em 1993 e 1994 da Associação dos Advogados de São Paulo, depois de ter sido seu diretor nos anos de 1989 a 1992. Foi do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de São Paulo (1991/1992), de sua Comissão de Ética (1986 e 1987) e Conselheiro Seccional (2013 a 2015). É sócio Remido da Associação dos Advogados de São Paulo. Foi advogado do Banco Central do Brasil, após concurso público de âmbito nacional, no qual foi aprovado em primeiro lugar. Trabalhou na elaboração de normas infraconstitucionais relativas à reforma constitucional de 1977 junto à Procuradoria Geral da República.
clito@cfjadvocacia.com.br
Equipe
- Clito Fornaciari Júnior
- Fernando Hellmeister Clito Fornaciari
- Flávia Hellmeister Clito Fornaciari Dórea
- Virgínia Passareli Queiroz Fornaciari
- Bárbara Nascimento Martins
- Heloíse Corrêa de Moraes Farat
Clito Fornaciari Júnior
Fernando Hellmeister Clito Fornaciari
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da PUC, na Turma de 2001. Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo, tendo sido aprovado com a defesa da dissertação “Do ônus da prova no Processo Civil Brasileiro”, sob a orientação do professor José Rogério Cruz e Tucci, perante banca composta pelo professor orientador e pelos professores Antonio Carlos Marcato e João Batista Lopes. Doutor em Direito Processual pela Universidade de São Paulo em 2013, tendo sido aprovado com a defesa da tese “Denunciação da lide no Direito Brasileiro”, sob a orientação do Professor José Rogério Cruz e Tucci e perante banca composta pelos Professores Eduardo Arruda Alvim, João Batista Lopes, Paulo Henrique Lucon e Estêvão Mallet. Foi membro do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo de 2010 a 2012. Foi Conselheiro da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo de 2013 a 2015.
fernando@cfjadvocacia.com.br
Flávia Hellmeister Clito Fornaciari Dórea
Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 2001. Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo em 2005, tendo sido aprovada com a defesa da dissertação “Dos atos jurisdicionais penais sujeitos à responsabilidade civil do Estado”, sob a orientação da professora Ada Pellegrini Grinover, perante banca composta pela professora orientadora e pelos professores Rosa Maria de Andrade Nery e Antonio Scarance Fernandes. Doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo em 2010, tendo sido aprovada com a defesa da tese “Representatividade Adequada nos Processos Coletivos”, sob a orientação da Professora Ada Pellegrini Grinover e perante banca composta pelos Professores Carlos Alberto de Salles, Susana Henrique da Costa, José Marcelo de Menezes Vigliar e Camilo Zufelato. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Foi professora de Direitos Difusos e Coletivos na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2012 e 2013. É professora monitora do Curso de pós graduação lato sensu em Processo Civil USP-AASP desde 2018. Desde 2015, é Conselheira na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), reeleita para o triênio 2021/2023, e é Diretora de referida instituição desde 2021, exercendo, em 2022, o cargo de Diretora Cultural.